Le Droit Humain

Federação Brasileira

LOCALIZAÇÃO

SUPREME  CONCEIL UNIVERSEL  MIXTE LE DROIT HUMAIN

5 Rue Jules-Breton 75 013 PARIS - FRANCE -  Téléphone:  +33 01 44 08 62 62

 

 SEDE NACIONAL - RIO DE JANEIRO - BRASIL

Rua Álvaro Alvim, 24 - 12º /13º andar  - Centro - CEP 20031-010 - Rio de Janeiro - RJ - TEL.: +55 21 2210-1144

ESCRITÓRIOS MINAS GERAIS  - BRASIL
R. Frei Gaspar, 155 -  Bairro Madre Gertrudes - CEP 30512-100 - Belo Horizonte - MG
R. Sinhô Du Quati, 907 - Bairro dos Cristos - CEP 35640-000 - Pompéu - MG
Av. Major Alexandre, 222, Bairro Ibituruna - CEP 39401-301 - Montes Claros - MG
Av. Dr. Luís Boali Porto Salman, 1959, - Centro - CEP 39800-087 - Teófilo Otoni - MG

ESCRITÓRIO SÃO PAULO  - BRASIL

Praça Carlos Gomes, 67 - 20 andar - Centro - CEP 01501-040 - São Paulo - SP

ESCRITÓRIO SANTA CATARINA  - BRASIL

Rua XV de novembro,  357 - 1 andar - salas R/S - Centro - CEP 89201-000  -  Joinville - SC

ESCRITÓRIO RIO GRANDE DO SUL  - BRASIL

Rua Paissandú, 203 - Partenon - CEP 90660-360 - Porto Alegre - RS

A MAÇONARIA

Maçonaria, forma reduzida de franco-maçonaria, é uma sociedade discreta e reservada, de interesse exclusivo àqueles que dela participam.

De caráter universal, seus membros cultivam princípios humanitários, a liberdade, a democracia, o conhecimento filosófico, a igualdade, a fraternidade e a laicidade, sendo assim uma associação Iniciática e filosófica.    

A maçonaria é, portanto, uma sociedade fraternal, que admite homens e mulheres livres e de bons costumes, sem distinção de sexo, credo, etnia, dogmas ou doutrinas, ideário político ou posição social.

Suas principais exigências são que o candidato tenha boa índole e o firme propósito de ir em busca de seu próprio aperfeiçoamento e evolução de suas virtudes.

NOSSO COMPROMISSO

Uma das principais características da Ordem Maçônica Mista Internacional “Le Droit Humain” é trabalhar para o progresso da humanidade. Estimula os seus membros ao estudo e propõe à pesquisa os mais diversos assuntos, tais como científicos, filosóficos, artísticos e muitos outros visando, sempre,  melhorar a Sociedade.

 

"Le Droit Humain" foi edificada sobre um sonho maravilhoso, o de unir a humanidade apesar de todas as barreiras: gênero, etnias, fronteiras, religiões e culturas.”

 

PARTICULARIDADES

Há lugar no mundo para todos os tipos de Maçonaria, seja masculina, feminina, mista (para homens e mulheres), local (nacionais) ou internacional.

 

A Ordem Maçônica Mista Internacional "Le Droit Humain" se distingue e difere de outras Obediências Maçônicas por seus três princípios específicos que compõem seu pressuposto fundante:

 

- ser uma sociedade mista

- ter um caráter internacional

- ter uma continuidade iniciática.

 

SOCIEDADE MISTA (HOMENS / MULHERES)

 

A Ordem Maçônica Mista Internacional "Le Droit Humain" proclama a igualdade do Homem e da Mulher como condição incontestável para a evolução de toda sociedade progressista e a garantia de estabilidade e desenvolvimento harmonioso para as gerações futuras. No seio da Ordem Maçônica Mista Internacional "Le Droit Humain", todos os homens e todas as mulheres trabalham juntos, em igualdade de ações e direitos.

 

O CARÁTER INTERNACIONAL

 

Sem distinção de nacionalidades, origens étnicas, religiões ou culturas, os Franco-Maçons da Ordem Maçônica Mista Internacional "Le Droit Humain" estão unidos em torno de um mesmo ideal, e têm por finalidade a busca de pontos de convergência de ideias e de ações, sob o signo da Universalidade. Ela está constituída nos cinco continentes e em setenta e quatro países.

O progresso da Humanidade só é possível quando compartilhado por todos. Assim, todo Franco-Maçom da Ordem Maçônica Mista Internacional "Le Droit Humain" compreende-se como cidadão do mundo, participando da construção da grande Obra da Humanidade.

 

A Ordem Maçônica Mista Internacional "Le Droit Humain" está atenta e sensível aos grandes problemas da sociedade, tornando sua posição conhecida nos grandes temas como tolerância, fundamentalismo ou a liberdade de consciência, etc. Pretende, também, dedicar-se particularmente na ajuda internacional à infância.

 

No lado político, a Ordem Maçônica Mista Internacional "Le Droit Humain" não tem, ou assume, compromissos partidários. Seus membros são livres em suas escolhas desde que não defendam ideologias intolerantes ou discriminatórias.

 

A CONTINUIDADE INICIÁTICA

As várias etapas do caminho iniciático, sob o nome de graus, revelam o nível de informação maçônica atingido por aquele que alcançou tal grau. Um dos princípios específicos da Ordem Maçônica Mista Internacional "Le Droit Humain" é a continuidade, da totalidade da escala Iniciática do primeiro ao trigésimo terceiro grau do Rito Escocês Antigo e Aceito.

O objetivo fundamental da Ordem é reunir tudo que difunde e favorece o aperfeiçoamento humano. O desafio é a construção de um templo, simbólico e concreto, onde os membros sejam tanto os construtores quanto os materiais utilizados nesta construção. Cada pedra tem que manter sua individualidade e poder assim, fazer parte do edifício simbólico da humanidade.

 

A LAICIDADE

Respeitando a laicidade e a todas as crenças relativas à eternidade ou à não-eternidade da vida espiritual, seus membros procuram, antes de tudo, realizar sobre a terra e para todos os seres humanos, o máximo de desenvolvimento moral, intelectual e espiritual, condição primeira da felicidade possível à cada indivíduo alcançar numa Humanidade fraternalmente organizada.

PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE TRABALHO

A Ordem Maçônica Mista Internacional "Le Droit Humain" não professa dogmas. Trabalha na busca da Verdade. Nas Oficinas, discussões e debates em torno de problemas sociais e religiosos não podem, em caso algum, objetivar outra coisa senão esclarecer e ilustrar seus membros, e lhes permitir cumprir com melhor conhecimento de causa seus deveres de Franco-Maçons.

Os princípios e métodos de trabalho adotados pela Ordem Maçônica Mista Internacional "Le Droit Humain", são os das Grandes Constituições Escocesas de 1786, revistas pela Convenção dos Nove Supremos Conselhos Escoceses de diferentes países do globo, representados no zênite de Lausanne, Suíça, em 22 de setembro de 1875.

A Ordem Maçônica Mista Internacional "Le Droit Humain" trabalha "À Glória do Grande Arquiteto do Universo" e/ou "Ao Progresso de Humanidade".

DECLARAÇÃO DOS FUNDADORES

Mais de um século após sua fundação, a declaração de seus Fundadores continua atual: A Franco-Maçonaria Mista não é um culto novo, mas uma filosofia humana que pretende permanecer sobre o terreno social humano. "Le Droit Humain" defende a Paz entre todos os povos da Terra, a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade. Consequentemente, os preceitos da Franco-Maçonaria Mista ensinam a Justiça, a Tolerância e a Solidariedade.

DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS

A Ordem Maçônica Mista Internacional "Le Droit Humain" afirma a igualdade do homem e da mulher. Ao proclamar O DIREITO HUMANO, pretende que eles cheguem a gozar, em todo o orbe terrestre e de forma semelhante, da justiça social em uma Humanidade organizada em sociedades livres e fraternas. Constituída de Franco-Maçons, homens e mulheres fraternalmente unidos, sem distinção de ordem racial, étnica, filosófica ou religiosa, a Ordem, para atingir seus fins, impõe um método ritualístico e simbólico, graças ao qual seus membros edificam o Templo à perfeição e à glória da Humanidade.

Respeitando a laicidade e a todas as crenças relativas à eternidade ou à não-eternidade da vida espiritual, seus membros procuram, antes de tudo, realizar sobre a terra e para todos os seres humanos, o máximo de desenvolvimento moral, intelectual e espiritual, condição primeira para a felicidade possível a cada indivíduo alcançar em uma Humanidade fraternalmente organizada.

 

A Ordem é constituída de Franco-Maçons (homens e mulheres) , que assumiram o compromisso de respeitar à Constituição Internacional de "Le Droit Humain" e se reúnem em Lojas de todos os graus que tenham recebido sua Carta Constitutiva do Supremo Conselho Universal da Ordem Maçônica Mista Internacional "Le Droit Humain".

A Ordem Maçônica Mista Internacional "Le Droit Humain" não professa dogmas. Trabalha na busca da Verdade. Eis porque nas Oficinas, discussões e debates em torno de problemas sociais e religiosos não podem, em caso algum, objetivar outra coisa que não esclarecer e ilustrar seus membros, e lhes permitir cumprir com melhor conhecimento de causa seus deveres de Franco-Maçons.

 

 A Associação "Le Droit Humain" Internacional

A Associação "Le Droit Humain" Internacional é regida pelas leis francesas de 1901 e pelos decretos de 12 de abril de 1939 e de 1 de junho de 1939. Seus estatutos foram registrados no Ministério do Interior em Paris e é mantida atualizada regularmente.

Em virtude das regras e leis em vigor, e da Constituição Internacional, todas as questões legais que requerem a solução promulgada por uma alçada superior são regidas pela competência da lei francesa, motivo pelo qual a Sede da Ordem Maçônica Mista Internacional "Le Droit Humain" está situada em Paris: 5, Rue Jules Breton - 75013.

A Associação "Le Droit Humain" Internacional, regida por regras e leis em vigor, agrega Associações Nacionais que, por sua vez, também são regidas por regras e leis nacionais.

A mais importante tarefa da Associação Internacional é de agrupar as Associações Nacionais, encorajando-as e coordenando a síntese de seus trabalhos. As Associações Nacionais têm por objetivo apoiar e promover, de todas as maneiras, todos os trabalhos e pesquisas, intelectuais, filosóficas, morais e sociais, de seus membros.

No Brasil, a Associação Nacional membro da Associação Internacional é a Federação Brasileira da Associação "Le Droit Humain" Internacional.